Welcome, Guest. Please login or register.

Author Topic: O Globo x Folha - MPF > Retorno de Sean  (Read 1040 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline Brandy

  • Full Member
  • ***
  • Posts: 112
O Globo x Folha - MPF > Retorno de Sean
« on: May 27, 2009, 08:11:28 PM »
A mesma noticia em 2 jornais, Notem a diferença da folha que divulgou o parecer do procurador e o Globo apenas as criticas do adv. Tostes.


--------
27/05/2009 - 08h02 Procurador quer volta de menino disputado por pai americano para os EUA

 

ANDRÉ ZAHAR
da Folha de S.Paulo, no Rio

O Ministério Público Federal no Rio recomendou à Justiça que ordene o retorno para os Estados Unidos do menino envolvido em uma disputa entre o pai americano e a família da mãe brasileira, morta em 2008. O parecer foi entregue à Justiça federal no Rio, anteontem, mesmo dia em que o garoto completou nove anos de idade.
O Ministério Público Federal sugere que, antes do retorno, haja um período de transição.
O relatório do procurador Gustavo Magno de Albuquerque, a que a Folha teve acesso, segue a linha da perícia realizada em março a pedido da Justiça. Ele conclui que as dificuldades de readaptação serão "suplantadas pelos benefícios decorrentes da normalização de seu convívio com o pai". O caso será analisado pelo juiz Rafael de Souza Pereira Pinto. O processo está sob segredo de Justiça.
O menino foi retirado dos EUA pela mãe em 2004, aos quatro anos, para passar um mês com a família brasileira. Pouco depois de chegar ao Brasil, Bruna Bianchi avisou ao marido, David Goldman, que o casamento havia terminado e que ficaria no país com o filho.
Em agosto de 2008, quando ainda enfrentava Goldman na Justiça, Bruna morreu ao dar à luz à filha do novo casamento, com o advogado João Paulo Lins e Silva. Para o procurador, o menino deveria ter voltado aos EUA neste momento.
"A retenção indevida (...) no território brasileiro pelo padrasto tornou-se efetiva quando do falecimento da mãe do menor, em 22 de agosto de 2008. Certo é que, desde então, (...) deveria estar sob a guarda do genitor, (...) apto a exercer plenamente o poder familiar sobre o menor", diz.
Albuquerque considera que a discussão sobre a guarda do menino -o padrasto tenta obter paternidade socioafetiva- só deve ocorrer após decidido o destino da criança. Ele cita um laudo da perícia segundo o qual a adaptação no Brasil "se dá com sérios danos psíquicos". Embora reconheça a ligação da criança com os avós maternos e a irmã, o procurador diz que o convívio com o pai é fundamental. Para evitar um trauma, sugere uma transição, com prazo dado pela Justiça.
Críticas
O advogado da família brasileira, Sergio Tostes, disse que o parecer é "distorcido e tendencioso". Ele alega que o relatório e o laudo das peritas desconsideram a vontade do garoto de ficar no Brasil. Tostes defende que o garoto seja ouvido pelo juiz e afirma que "a Convenção de Haia dá prevalência absoluta à vontade da criança".
"Em sete vezes [durante entrevista às peritas] o menino falou que quer ficar no Brasil. Este foi o pior presente de aniversário que poderia receber, prenuncia que o juiz vai decidir pela devolução aos EUA, um absoluto desrespeito à vontade do menino. Espero que o juiz tenha o bom senso de decidir de acordo com o melhor interesse da criança", disse Tostes.
Procurado pela reportagem, o advogado de Goldman, Ricardo Zamariola, preferiu não se manifestar sobre o parecer.
Colaborou DENISE MENCHEN, da Folha de S.Paulo, no Rio


http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u572274.shtml


---------------

O GLOBO:


Caso Sean: MP recomenda que menino volte para os EUA para viver com o pai biológico

Publicada em 27/05/2009 às 20h41m
O Globo
 
RIO - Um parecer do Ministério Público Federal recomendou que o menino Sean Goldman, de 9 anos, seja devolvido ao pai, o americano David Goldman, que disputa na Justiça a guarda da criança com a família brasileira. Sean mora no Rio há quase cinco anos, quando saiu dos EUA com sua mãe - que morreu em 2008 após o parto de sua segunda filha, ocasião em que o padrasto ficou com a guarda provisória da criança. Segundo o advogado da família, Sérgio Tostes, o parecer do MPF alega que o menino teria condições de se adaptar aos Estados Unidos.
- É um absurdo. O parecer alega que, apesar de o menino ter dito sete vezes na perícia que quer ficar no Brasil, teria condições de se adaptar facilmente aos Estados Unidos, apesar de estar fora do país há cinco anos - afirmou Tostes.
O advogado Ricardo Zamariola, que representa David Goldman no Brasil, preferiu não fazer comentários sobre o processo que corre na 16ª Vara Federal do Rio. David, que tem feito uma grande campanha internacional para ter o filho de volta, alega que o Brasil viola uma convenção internacional ao negar seu direito de guarda. Já a família brasileira de Sean diz que, por "razões socioafetivas", ele deve permanecer no país.

Em março deste ano, o menino Sean foi ouvido por três peritas e por uma assistente da União durante uma avaliação psicológica, a pedido da Justiça Federal. Na ocasião, ele disse sete vezes que prefere ficar no Brasil a voltar para os Estados Unidos. A entrevista durou cerca de três horas e foi gravada, com autorização dos participantes, por uma assistente técnica indicada pelo réu, João Paulo. A assistente técnica, que é psicóloga, chamou um tabelião para transcrever o conteúdo da entrevista, que foi registrado no 13º Ofício de Notas.


http://oglobo.globo.com/rio/mat/2009/05/27/caso-sean-mp-recomenda-que-menino-volte-para-os-eua-para-viver-com-pai-biologico-756060435.asp

Offline caique mateus

  • Full Member
  • ***
  • Posts: 228
Re: O Globo x Folha - MPF > Retorno de Sean
« Reply #1 on: May 28, 2009, 03:52:07 AM »
O outro lado está caindo no desespero total. Está dando dó.

Offline Brandy

  • Full Member
  • ***
  • Posts: 112
Re: O Globo x Folha - MPF > Retorno de Sean
« Reply #2 on: May 28, 2009, 07:37:13 AM »
Jornal do Brasil
Assunto: Coluna
Título: 1b Em defesa de Sean/Em defesa de Sean 2/coluna
Data: 28/05/2009
Crédito: Anna Ramalho
Anna Ramalho

O senador Francisco Dornelles fez defesa veemente, ontem, no Senado, contra o procurador da República Gustavo de Albuquerque, autor de parecer que recomenda a busca, apreensão e imediato retorno aos EUA do menor Sean Ribeiro Goldman.

Da tribuna, Dornelles – que classificou o parecer como uma "incitação à violência e à brutalidade" – pediu ao juiz federal Rafael Pereira Pinto que não acolha o parecer do procurador. No que foi imediatamente apoiado pelo senador tucano Arthur Virgílio.



http://www.mre.gov.br/portugues/noticiario/nacional/selecao_detalhe3.asp?ID_RESENHA=581684

Offline Brandy

  • Full Member
  • ***
  • Posts: 112
Re: O Globo x Folha - MPF > Retorno de Sean
« Reply #3 on: May 28, 2009, 08:07:55 AM »
Quote from: caiqueemateus;23038
O outro lado está caindo no desespero total. Está dando dó.

he,he,he

 
 
e o Sr.DNelles;
« Last Edit: May 28, 2009, 08:17:05 AM by Brandy »

Offline rcgracia

  • Sr. Member
  • ****
  • Posts: 372
Re: O Globo x Folha - MPF > Retorno de Sean
« Reply #4 on: May 28, 2009, 12:52:24 PM »
Eles nao sabem,mais o que fazer o que apelar!! Ja perderam, mais nao largam do osso!!!