Welcome, Guest. Please login or register.

Author Topic: Destino de menino divide cariocas  (Read 1859 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline Brandy

• Full Member
Destino de menino divide cariocas
« on: April 24, 2009, 10:43:56 AM »
Folha de São Paulo
http://www.mre.gov.br/portugues/noticiario/nacional/selecao_detalhe3.asp?ID_RESENHA=569575
Assunto: Cotidiano
Título: 1a Destino de menino divide cariocas
Data: 24/04/2009
Crédito: da Sucursal do Rio
da Sucursal do Rio
Datafolha ouviu moradores do Rio sobre o caso do garoto cuja guarda é disputada por americano e brasileiro

48% dizem que criança de 8 anos deve ficar com o padrasto no Brasil e 41%, que ele deveria ir morar com o pai nos Estados Unidos
O desfecho mais justo para o caso do menino brasileiro de oito anos que tem sua guarda disputada pelo pai americano e o padrasto brasileiro divide a opinião dos cariocas. A maior parte, 48%, considera que ele deveria permanecer no Brasil, mas 41% afirmaram ao Datafolha que ele deveria ficar com o pai, nos Estados Unidos.
A margem de erro do levantamento é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Foram entrevistadas 644 pessoas em 8 e 9 de abril.
A maior divisão acontece entre homens e mulheres. No caso de cariocas do sexo masculino, o julgamento da opinião pública é majoritariamente favorável ao pai americano, com 52% defendendo seu direito de ficar com o menino, ante 32% que consideram que ele deveria permanecer com o padrasto e os avós maternos no Brasil.
A situação se inverte quando se analisa a opinião feminina. Para 56% delas, a decisão da Justiça deveria ser favorável à família brasileira, enquanto 37% se mostraram mais inclinadas em favor do pai, que vive nos Estados Unidos.
Opinaram apenas aqueles que disseram ter tomado conhecimento sobre o assunto -64% dos entrevistados. O nível de informação sobre o caso é maior entre mulheres: 67% estavam inteiradas sobre o caso. Entre os homens, 61% ficaram sabendo da disputa.
O nível de informação também é maior entre os que têm nível superior (79%) e entre os de renda familiar maior que dez salários mínimos (87%).

Repercussão
A repercussão em torno do caso fez com que ele fosse tratado em conversas entre a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, e o chanceler brasileiro Celso Amorim.
O pai do garoto, o americano David Goldman, intensificou a disputa judicial para retomar a guarda do filho quando a mãe do menino, Bruna Bianchi, morreu no parto da filha dela, em agosto do ano passado.
Segundo Goldman, Bruna fez uma viagem de férias em 2004 para o Brasil e decidiu não mais voltar com o filho, nascido nos Estados Unidos, o que desrespeitaria, na interpretação de Goldman, a Convenção de Haia, acordo internacional relativo à proteção de crianças.
Os advogados do padrasto, o também advogado João Paulo Lins e Silva, alegam que não houve sequestro do menino porque ele é cidadão brasileiro e viajou em companhia de sua mãe para seu próprio país.
Eles afirmam também que o garoto está adaptado à família brasileira e que o melhor seria sua permanência no país.
A Justiça americana se posicionou favoravelmente ao pai da criança, em sentença dada em 2004. A Justiça brasileira ainda não tomou uma decisão final. O processo corre em segredo de justiça.
Anteontem, o ministro Paulo Vannuchi (Direitos Humanos) defendeu a permanência no Brasil do menino no Brasil. "Minha opinião é que a criança fique no Brasil com amplo direito de visitação do pai biológico", afirmou Vannuchi

Offline liesl78

• Global Moderator
  • Veteran Member
  • *
Re: Destino de menino divide cariocas
« Reply #1 on: April 24, 2009, 11:06:32 AM »
Interessante como eh a famosa preferencia pela mae, ne?

A diferenca de pontos percentuais eh identica pra homens e mulheres.
- Os homens que acham que Sean deve voltar para o pai sao 20% a mais dos que acham que ele deve ficar no Brasil
- As mulheres que acham que ele deve ficar com a familia da mae sao 19% a mais das que acham que ele deve voltar para o pai.

Agora, esse lance de quantos estavam inteirados no caso, *inteirados* pela globo, ou inteirados pela midia internacional? A gente nao sabe.
Liesl78
Moderator
BringSeanHome.org

Offline Grace

• Global Moderator
  • Veteran Member
  • *
« Reply #2 on: April 24, 2009, 11:36:37 AM »
Super mal inteirados. Isto ja percebi. Ate gente muito inteligente que conheco no Brasil esta repetindo as mesmas tolices: que o David esta atras de dinheiro, etc.

Muitas mulheres sao mais emotivas e acreditam mais em fofoca....

Offline Odete

• Full Member
« Reply #3 on: April 24, 2009, 12:55:54 PM »
Ainda bem que o destino do menino nao sera decidido pelos cariocas que tem suas vidas guiadas pelas informacoes da Globo. Me assusta ver como a Globo e a 'elite' tem o poder de influencia-los. Essa historia de que o pai esta atras de dinheiro me irrita profundamente. Mas tenho certeza que quem acredita nessa mentira eh gente que faria qualquer coisa por dinheiro, entao se baseiam neles mesmos.

Offline liesl78

• Global Moderator
  • Veteran Member
  • *
« Reply #4 on: April 24, 2009, 01:02:59 PM »
Gente, so curiosidade off-topic, vcs ja foram entrevistados por datafolha, Ibope, voxpopuli, etc. Eu nunca fui, nem conheco ninguem que foi...

Pena que o datafolha nao fez uma pesquisa com o pessoal do RS que le o Zero Hora :)
Liesl78
Moderator
BringSeanHome.org

Offline Belleizel

• Sr. Member
  • Beautiful place...
« Reply #5 on: April 24, 2009, 01:17:39 PM »
Quote from: liesl78;19462
Gente, so curiosidade off-topic, vcs ja foram entrevistados por datafolha, Ibope, voxpopuli, etc. Eu nunca fui, nem conheco ninguem que foi...

Pena que o datafolha nao fez uma pesquisa com o pessoal do RS que le o Zero Hora :)

Gente o Data folha faz parte da Globo.
O que poderiam esperar! Ja foi comprovado que eles em eleições passadas fizeram pesquisas erradas.

Pai e filho juntos:cheer::cheer::cheer:

Offline :: ultranol ::

• Full Member
    • http://www.twitter.com/ultranol
« Reply #6 on: April 24, 2009, 01:39:25 PM »
Acho que o DataFolha não tem nada a ver com a Globo... ele pertence ao grupo Abril, que são os donos da Folha de São Paulo.

Offline claudia

• Full Member
« Reply #7 on: April 24, 2009, 01:58:42 PM »
Boa tarde à todos,
Nunca fui entrevistada para qualquer pesquisa, nem conheço ninguém que já tenha sido...
Eu deveria postar em ''heard in rio'', mas o meu inglês escrito vai mal e por isso me toma muito tempo então vai aqui mesmo !
Estive hoje pela manhã no centro do Rio, onde pessoas de todos os tipos se juntam, inclusive uma certa elite intelectual mais mundana, ouvi o seguinte :
1 - ''Quando o sr vanucchi diz : "o menino poderá visitar os E.U.'' leia-se, nas entrelinhas, o menino poderá retornar aos E.U.!!!" ; numa espécie de aviso para oque poderá acontecer, contrariando ''interesses locais''.

2 - A ministra do STF Juiza Ellen Gracie acalenta um sonho dourado, encerrar sua carreira em HAIA!!!
Então concluí que, dependendo da pressão, tudo é possível e que talvez seja interessante que também o STF receba menssagens esclarecedoras sobre fatos interessantes. Se afinal tudo é política e lá em Brasília tudo se comunica...
Um abraço à todos e até breve !

Offline Mom25

• Veteran Member
« Reply #8 on: April 24, 2009, 02:59:55 PM »
Quote from: liesl78;19439
Interessante como eh a famosa preferencia pela mae, ne?

A diferenca de pontos percentuais eh identica pra homens e mulheres.
- Os homens que acham que Sean deve voltar para o pai sao 20% a mais dos que acham que ele deve ficar no Brasil
- As mulheres que acham que ele deve ficar com a familia da mae sao 19% a mais das que acham que ele deve voltar para o pai.

Agora, esse lance de quantos estavam inteirados no caso, *inteirados* pela globo, ou inteirados pela midia internacional? A gente nao sabe.

Bingo!... sem essa resposta :yeahthat:, essa pesquisa esta furada!!....
Mom25 (She of Many Names)
A união faz a força

Offline Belleizel

• Sr. Member
  • Beautiful place...
« Reply #9 on: April 24, 2009, 05:32:32 PM »
Quote from: :: ultranol ::;19468
Acho que o DataFolha não tem nada a ver com a Globo... ele pertence ao grupo Abril, que são os donos da Folha de São Paulo.

A Globo tem acesso ao Data folha sim, ela tem participação no grupo Abril.

Faça uma pesquisa na internet..:rolleyes::rolleyes::rolleyes:

Um antigo reporter da Globo fez uma denuncia no qual contava que O Data folha havia manipulado o resultado das pesquisas nas Eleições.

Offline Grace

• Global Moderator
  • Veteran Member
  • *
« Reply #10 on: April 24, 2009, 06:22:22 PM »
Posso estar errada, mas o Vannuchi pode estar dando uma de esperto... Agradando os LeS e ao mesmo tempo deixando claro que na hora que o Sean vier passar as férias nos EUA, não volta mais. Férias de julho anyone?

Offline claudia

• Full Member
« Reply #11 on: April 25, 2009, 09:18:53 AM »
Quote from: Grace;19514
Posso estar errada, mas o Vannuchi pode estar dando uma de esperto... Agradando os LeS e ao mesmo tempo deixando claro que na hora que o Sean vier passar as férias nos EUA, não volta mais. Férias de julho anyone?

Bom dia,
É + ou - isso; meu amigo professor é quem faz umas leituras interessantes.
Ele diz q "esses caras são pagos pra isso, fazer jôgo ambíguo, ficam aguardando as reações...''
Ele tb fez questão de lembrar que ''várias grandes mudanças ocorridas na
história do Brasil ''vieram'' de fora, mais precisamente da Inglaterra. Nosso
primeiro jornal o "Correio Braziliense" era editado em Londres, entrava no
Brasil dentro de malotes de Sua Majestade, que usou o jornal pra fomentar
os movimentos abolicionistas. A Inglaterra tem envolvimento direto da abolição da escravidão no Brasil, e tb na nossa independência''. Posteriormente a influência se torna americana.
("Nosso'' professor leciona numa Univ.Federal, já viveu em Brasília...)
O presidente dos EU disse em Londres, na cúpula do G20 que Lula era
"O CARA"...vamos ver; estou achando que mais uma vez a mudança virá
''de fora''.
Uma pergunta que não quer calar : Quais as medidas legais que podem ser
tomadas quando um estado signatário não respeita a Convenção da Haia ?????????/?
Até breve !

PS: Essa semana alguns milhões de brasileiros vão acertar suas contas     com o LEÃO da receita federal...é um ótimo momento para reflexão !!!:cwm40:

Offline rcgracia

• Sr. Member
« Reply #12 on: April 25, 2009, 02:57:45 PM »
uma pergunta que não quer calar : Quais as medidas legais que podem ser
tomadas quando um estado signatário não respeita a Convenção da Haia ???????/?

Claudia eh uma otima uma pergunta!! Tambem quero saber!!!!:conf:

Offline liesl78

• Global Moderator
  • Veteran Member
  • *
« Reply #13 on: April 25, 2009, 11:05:14 PM »
Ja rolou um topico sobre isso no main forum, acho que ninguem chegou a nehuma conclusao...
Liesl78
Moderator
BringSeanHome.org

Offline claudia

• Full Member
« Reply #14 on: April 26, 2009, 08:32:54 PM »
Vou pesquisar o assunto mas já encontrei alguma coisa aqui no BSH.

Mas hj um amigo me disse que  o órgão disciplinador do judiciário BR é a Comissão Nacional de Justiça (CNJ). Ele pode ser ótimo pra chatear um
juiz que concede guarda de criança com a rapidez de uma ferrari, com a displicência de quem vende um pirulito. É claro q o Sr Zamaiola está por dentro disso tudo mas é sempre bom a gente aprender um pouquinho.

À título de curiosidade, até recentemente a Alemanha não devolvia as crianças francesas que eram sequestradas pelo genitor alemão. Sobretudo, (caso que eu acompanhei) se os pais não fossem oficialmente
casados. A França há muuuuuito tempo reconhece o concubinato/relação
estável, a Alemanha até pouco tempo ignorava totalmente esta ''figura''.
Lí relatos dramáticos sobre LBP franceses.

Agora segue um pequenino extrato da entrevista concedida pelo escritor
italiano Roberto Saviano ao jornal ''El País'', me fez lembrar tantas coisas.

''DÁ MEDO NELES O AUTOR QUE CONSEGUE FAZER SUA MENSAGEM EXTRAPOLAR SEU TERRITÓRIO.
...CONTAR A VERDADE ME AJUDOU A AFASTAR AS SOMBRAS QUE EU CARREGAVA POR DENTRO E SE PROJETAVAM SOBRE MIM. ELES VENCERAM EM PARTE, POR ME FAZEREM VIVER ASSIM.
MAS POR OUTRO LADO, PERDERAM. HOJE NO FACEBOOK HÁ MILHARES DE JOVENS DISCUTINDO A CAMORRA. DESTRUÍRAM MINHA VIDA, MAS, QUANTO A MIM, OQUE FIZ JÁ NÃO É MEU, É DAS CRIANÇAS.''  

ATÉ BREVE !!!